O caminho
"Estou no caminho."
Vi muita vez esta frase e não sei bem o que pensava, sinceramente achava que era frase feita, eu também estava num "caminho"!!
Estava viva, tinha saúde..
Não estava era no MEU caminho!!
E sabem porque hoje sei que não estava?
Por me enervava com frequência, me revoltava, era mais indecisa, mais insegura, chegava atrasada, sentia-me muita vez incompreendida, fazia tatuagens (tenho duas com 1 mês), não reciclava, só gostava de comida menos saudável, não arriscava..
Isto tudo era a minha forma de comunicar inconsciente, que nem eu mesma tinha real noção do quanto me estava a expressar, só eu é que não me ouvia!
Hoje aceito a minha falta de noção, não me vou crucificar, já o fiz muitas vezes antes, agora acabou.
Errei. Volto a tentar fazer bem.
Fazer bem a mim mesma, respeitar o outro e o meio ambiente, o mundo! A minha parte como ser humano.
Nunca parei tanta vez para respirar como agora, nunca parei tanta vez para chorar o que não chorei, como agora, mas também nunca fui tão feliz nem estive tão em paz! Oh Vida mais boa a minha que sou tão agradecida! E agradeço, agora, porque não era realmente agradecida.
E quando tento explicar sei que ainda há muita gente que não entende como posso agradecer tudo de menos bom que me aconteceu.
E eu pergunto-vos: Vocês são mais felizes com a revolta??
"Ah e tal não tenho saúde!"
"Ah e tal não me amam, não me respeitam"
A saúde foi das primeiras que me senti. "Porquê eu, porquê a mim?" Mas cheia de sentimento de revolta interna! E o que fiz com isso????
Credo! Parecia aquelas velhas que se encontram no posto médico e não há nada que não tenham! Pudera! A mente tá cheia de revolta! Já antes tinha, revolta e raiva mal geridas.
E calma que eu não estou a dizer que estou curada, mas agora acompanho o corpo e a mente!
Falo comigo mesma: "Então Joana! Como estás? Hoje ficaste triste porquê? Era motivo para tanto??" E se vejo que não passa chego a casa e aviso a família, olha hoje estou mais stressada com uma situação que ainda não digeri e o meu companheiro já não fica a pensar que a culpa é sempre dele! Ou olha mais pela minha filha para que eu não descarregue nela o que não era para ela. Nem para ninguém.
Isto é só um exemplo, são um conjunto de pequenas opções, pequenas atitudes diferentes que fizeram uma mudança gigante na minha vida e nos meus.
O tempo ajuda, a noção ajuda, meditar ajuda, o acompanhamento (se necessário) também ajuda!
Agora, o que não ajuda, é perdermos a nossa vida, a nossa auto-estima com os anos e as situações! "O caminho" acontece quando isso tudo se fortalece e sabemos quem somos, venha quem vier, aconteça o que acontecer, eu vou enfrentar!
Partilho para quem faça sentido entrar no seu caminho de auto-descoberta!