Medidor de auto-estima.
Uma vez vi um vídeo no YouTube, no meio de tantos que vi à procura de respostas, que fez muito sentido para mim.
Pode ser que o faça para vocês também.
Muito se fala de auto-estima mas onde a agarramos? De que é feita?
E as contas eram assim:
Dá um valor, de 1 a 10 à tua saúde!
Sendo que 1 é quando tens muitas dores e muitas queixas, sentes falta de saúde, e 10 quando te sentes totalmente saudável.
Dá um valor de 1 a 10 à tua família.
Sendo que 1 é uma família que briga muito, sempre que está junta há confusão, e 10 é uma familia calma, alegre, etc.
De 1 a 10 mede as tuas poupanças.
Se acontecer agora alguma coisa o dinheiro que tens de parte dá-te suporte por algum tempo? Mede até 10, sendo que 1 não tens suporte e por aí fora, tu é que sabes avaliar como te sentes quanto a isso.
Mede de 1 a 10 as tuas amizades, e aqui a questão é, se acontecer alguma coisa sentes que tens lá alguém, mesmo que seja só uma pessoa mas essa pessoa pode ser um suporte gigante! Mede esse suporte.
E de 1 a 10 quanto gostas de fazer o que fazes profissionalmente? Sendo que 1 se pudesses já estavas a fazer outra coisa, e 10 estás totalmente realizado com a profissão que escolheste para a tua vida. Atenção que é o trabalho que executas e não o sitio onde te encontras a trabalhar.
Soma isso tudo, essas 5 parcelas, multiplica por 2 e tens uma noção da percentagem da tua auto-estima.
Acho que assim também dá para perceber, e para mim fez muito sentido, que áreas estão a precisar que dês foco!
Saber olhar a nossa vida é a chave para a conseguir viver em pleno! Olha eu aqui cheia de palavras bonitas pah!! Só porque quero tanto para todos vocês como quero para mim: o melhor!
Este método era utilizado por o Dr Lair Ribeiro. Para mim vale o que vale. Eu não extraí com rigor, tirei só uma noção e é essa que aqui partilho.